Como anda o mercado publicitário, hein?

26/09/2010 às 15:39 | Publicado em Propagandísticos | 5 Comentários

Olá, pessoal!

Depois de um tempão de ausência, cá estou eu novamente! Recentemente resolvi dar uma espiada e me aventurar no mercado da propaganda e realmente a coisa está mais do que aquecida! O mais interessante é que não há oportunidade para apenas um ou dois perfis de vaga e sim para vários. Há pouco mais de um mês “meti as caras” e realmente, se você quer e procura, vai achar. É claro que depende muito de que região do país estamos falando, mas encontrei muitas oportunidades no sul e sudeste, mais especificamente em SP, MG, RJ, RS e SC.

Acho que é impressindível ter um bom network, mas se este não for muito o seu caso, estar ligado as mídias sociais é um excelente caminho, talvez quase tão bom quanto. Eu destacaria tanto o Facebook quanto o Twitter pois lá é possível encontrarmos desde profissionais que estão atuando intensamente no mercado até agências de propaganda, empresas e perfis que existem somente para ofertar vagas. Aproveito e cito aqui alguns perfis no Twitter interessantes relativos a comunicação:

@jobsFactory / @CG_Divulgacao / @CG_Profissional / @tramposAtend / @mercadeando / @vagasnaweb / @comunicadores / @comunicageral

Há também sites com fluxo e atualizações diárias relativamente intensas sobre oportunidades dando sopa. Alguns deles são:

http://publicijobs.blogspot.com/http://publicijobs.org/ e www.linkedin.com

Mas acho que o principal mesmo é o empenho do candidato. Hoje a concorrência é brutal e além de ter que conquistar e convencer o entrevistador, é preciso ir bem melhor que seus concorrêntes muitas vezes sem saber como são, quantos são, quais experiências e pretensões salariais.

Uma coisa imporante na hora de fazer uma entrevista é deixar bem claro quais são suas expectativas e especialmente contar suas experiências passo a passo. É fundamental ter tido boa relação com a empresa anterior e ter trabalhos a mostrar, mesmo que seu perfil não seja diretamente ligado a produção. Mostre seu envolvimento e participação, deixe claro o que você sabe fazer.

É importante também, para futura valorização própria, reconhecer o território onde você pretende trabalhar. Observar é o primeiro passo, mas fazer perguntas é essencial; saber quais os clientes, que tipos de trabalho cria, perfil da equipe e fundamentalmente os processos internos. Isso na minha opinião é o que constrói e destrói uma empresa e seus funcionários.

Por fim, após a entrevista/bate-papo, é possível ter mais noção se realmente seu possível futuro emprego é um lugar bacana pelo feedback a ser dado pelo entrevistado. É IMPRESSIONANTE como há empresas e empresas. Independentemente do porte é de se lamentar aquelas empresas que te chamam, entrevistam, te falam que gostaram do seu perfil e que no máximo “na semana que vem darão uma resposta” é ela nunca chega. Tenha certeza de que se isso acontecer é porque não é uma empresa bacana e ali você não está deixando de ter uma oportunidade e sim se livrando de problemas.

Para concluir, se você é um profissional aplicado, comprometido, que já está há um bom tempo no mesmo lugar, não vê crescimento ou perspectivas, tem seus objetivos e  suas ambições , tenha atitude e dê uma espiada pra fora da janela. Quem sabe haverá uma vaguinha por ali…

Abraço!

😉

André Mansano

Anúncios

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Natassya França, Danielle Carvalho, Wilker Araujo , André Rodrigues ✔, Junior Silva and others. Junior Silva said: RT @acriativos: RT @andrevhmansano Como anda o mercado publicitário, hein? http://bit.ly/dsjwzW […]

  2. Complementando o seu raciocínio e a idéia de que devemos apostar mais em nós mesmos ao invés de ficarmos parados esperando que algo se modifique para melhor em nossas vidas(Profissional e Pessoal),penso que o medo do “Desconhecido” nos torna pessoas sem muitas pretenções e aí que nos acomodamos e deixamos que o dia a dia a rotina nos deprima e nos pode de corrermos atrás de sonhos e conquistas.È a velha “Preguiça de desfazer e refazer uma vida”.

  3. Mto bom o post, Andre. Estou na fase de buscar novos desafios e o que vc disse faz todo o sentido 🙂
    Bjos

  4. E aquelas empresas que além de falar que vão ligar depois, dizem: pode ligar se quiser saber do processo ou se tiver dúvidas…Mas eles atendem? Claro que não!…
    Muito bom o post Andrews!!!
    beijao

  5. André, gostei do seu texto. Tb acho que o mercado de pp está bem aquecido. Aproveitei pra add no meu twitter os TT que ainda não tinha. Sigo vários na área de comunicação.
    Um abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: