Devassa? Pra mim, totalmente.

03/03/2010 às 12:26 | Publicado em Propagandísticos | 7 Comentários

Olá, pessoas!

Recentemente foi veiculado um anúncio da cerveja Devassa e, embora eu acredite que a maioria que lê o Hora do Brainstorm já saiba, causou muita polêmica.

Particularmente eu abonimo este tipo de comunicação e, logo que vi a peça na TV, comentei com minha mãe: “Isso aí vai dar problema. Pode apostar que é um sério canditado a ser tirado do ar.”

Não que tenham me ouvido e que eu seja um gênio, mas esta peça é no mínimo infeliz, já que abre uma brecha enorme a ser crucificada. Eu sinceramente não entendo como algumas agências optam por correr riscos como este e como o cliente  não pensa nas possibilidades ou interpretações negativas que podem ser agredadas a sua marca/imagem antes de aprovar a comunicação. Apesar que há duas possibilidades que podem explicar:

Primeira – o cliente ordenou que assim fosse o estilo ; 
Segunda – diretores da marca que comercializa uma cerveja com este nome não se importam muito com o que vai ser mostrado ou dito, em cadeia nacional, a seus consumidores (ou não consumidores);

O fato é que já na semana passada a peça foi tirada do ar por determinação do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), mesmo a Schincariol não acreditando que a peça seja ofensiva ou preconceituosa.

O pior é que não apenas a peça de TV, mas também veiculações em mídia impressa e algumas páginas do site do produto na internet estão suspensas.

Agora os advogados da cervejaria terão de encarar três processos (1. Apelo sensual / 2. Estímulo ao consumo abusivo / 3. Desreipeito a mulher) e preparar a defesa até a semana que vem.

Pra quem ainda não viu, a peça está disponível no youtube:  http://www.youtube.com/watch?v=hG0Drkb4L38

Convido todos a expressar suas opiniões sobre o tema. E aí, o que acharam?

😉

André Mansano

7 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Eu demorei muito para ver esse comercial, só sabia dele por comentários (abismados) dos amigos…Até que um dia eu resolvi procurá-lo no youtube.

    Achei tão fútil, tão apelativo, tão sem noção que nem sequer vi inteiro.
    Logo depois disso soube que foi tirado do ar.
    O pior é que agora no novo comercial eles falam indignados que o comercial foi proibido e que quem tivesse gostado poderia acessá-lo no youtube!

    Acho que esse comercial não merece maiores comentários.

    Beijos

  2. Desculpe, pessoal, mas no que exatamente esse comercial difere dos outros de cerveja? Todos os comerciais de cerveja tem um forte apelo sensual e, sinceramente, não me senti ofendida nem desmoralizada como mulher por esse comercial.
    Acho que, antes de tudo, devemos dizer um NÃO bem grande à toda e qualquer forma de sensura. Essa sim é devastadora e digna de todas as críticas.
    Beijo

  3. Corrigindo…Censura com “c”, pelamordedeus!!!…rss
    Desculpem…acho que foi uma mistura de “censura” com “sensual” que me fez cometer essa gafe.
    Beijos

  4. De tantas coisas ruins que já apareceram na TV, entre BBBs e propagandas, não sei dizer se é esse comercial é pior ou se iguala aos já veiculados.
    Sobre tudo essa polêmica está ajudando nas vendas da cerveja e qualquer multa que a Schin sofra, já foi paga pelo lucro que o produto teve.

    Minha idéia:
    Se o comercial da Devassa fosse da cerveja escura, a garota propaganda seria a Naomi Campbell

  5. Filho, É duro imaginar que sensação pode dar uma cerveja que lembre a sensualidade de uma mulher. Não que não goste de uma cerveja e longe de não gostar de uma bela mulher. São cosias diferentes que estes “publicitários” insistem em relacionar. O material publicitário é ruim, com uma marca ruim aliada a uma pessoa que, infelizmente apesar de sua origem, não é referencia nem aqui nem em lugar algum de prazer. É uma pessoa tosca, que flutua conforme o nível do lodo e que está sempre relaciona escândalos. Se a cerveja é como ela, está fadada a sair do mercado rapidinho. Clara demais e sem gosto. Tenho quase certeza que vai gerar uma “devassa” na conta da agência que teve a grande idéia.

  6. eu acredito que a marca alcançou o objetivo, conseguiu ser conhecida e causar um burburinho sobre ela em tempo recorde. valeu a pena correr o risco

    Sinceramente não acho que a propaganda foi ofensiva, essa marca existe há algum tempo no RJ e veio pra SP, não acho que degriniu a imagem da mulher, sim tem um apelo sexual, mas ninguem vai tomar a cerveja por causa disso,certo? A propaganda é tão polemica quanto a Paris Hilton, tem td haver né?


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

