Criatividade, eis a questão.

24/09/2009 às 18:43 | Publicado em Propagandísticos | 3 Comentários

Diga-me se publicidade fazes e te direi se criativo és…

É inegável. Publicitário tem sim a fama de ser criativo, entre outras coisas mais. Falo isso de própria pele…

Mas eu acho que a criatividade deve estar atrelada a todo e qualquer indivíduo, e não apenas a nós publicitários. Até mesmo um entregador de jornais, profissão que parece completamente monótona e rotineira, deve ser criativo pra cumprir bem o seu papel (bem, na verdade é o nosso papel: o jornal, no caso…   piadinhaaa!).

Mas do meu ponto de vista a criatividade é algo muito relativo, tanto quanto a beleza. Vamos a um exemplo. A primeira frase que eu recriei e escrevi logo no começo deste post pareceu criativa pra você? Certamente obterei vários tipos de respostas aqui como: “Nossa, foi ridícula!”, ou ainda: “Legalzinha, mas nada demais…” e, com muito otimismo: “Hahahahahaha!!! Essa foi a melhor da semana!!”.

Geralmente a criatividade está ligada a adequação, mas nem sempre. Muitas vezes um bom título só poderá ter grande efeito e ser considerado criativo se estiver alinhado á situação em que estão, ou ainda a um layout que o complemente.

Mas acho que pra se chegar a criatividade é preciso passar pela produtividade. Isso se constata facilmente num brainstorm (bom, a esta altura do blog todo mundo aqui já sabe o significado de brainstorm, né?). E como fazer pra passar pela produtividade e alcançar a criatividade? No meu caso as seguintes coisas costumam ajudar:

– Conversar com todos e sobre tudo;
– Observar comportamentos e saber ouvir;
– Ter bom relacionamento com todos os tipos de pessoas;
– Ter personalidade e opinião própria;
– Dar muita risada e tirar sarro de tudo e de todos, inclusive de si mesmo;
– Não deixar de observar e “cultivar” coisas que não gosta;
– Ler sobre assuntos diversos em linguagens bem distintas e em idiomas diferentes, se possível;
– Escrever bastante, seja lá o que for, ajuda muito a flexionar o raciocínio e atingir mais velocidade;

Viu só como não precisa ser publicitário? Ah, vou mudar de profissão então…  😉

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Boas dicas eu adicionaria mais uma: “Seja Brasileiro, não desista nunca”. Nem todos nascem criativo (como Leonardo da Vinci), mas todos têm a capacidade de desenvolve-la. Uma série de constantes erros resultam num grande acerto. Santos Dumont não deu o nome de 14-Bis porque era patrocinado pela Lacta.

  2. Você esqueceu de colocar um item: ótimas e engraçadas piadas devem ser contadas a todo momento, ainda que sejam sem graça!
    Mas perder a piada, JAMAIS!
    rsrs……

  3. Excelente post!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: